Neste momento em que as escolas estão empenhadas em desenvolver a educação socioemocional, incentivar corpo docente e gestores a lerem livros sobre competências socioemocionais pode ser de grande auxílio para aprofundar o tema.
As competências socioemocionais são abordadas na literatura sob as mais variadas óticas, incluindo filosofia, sociologia, psicologia e, claro, educação.
Por esse motivo, criamos este post com uma lista de 5 livros que retratam as competências socioemocionais, escritos por autoridades de diversas áreas, com destaque para Augusto Cury, principal propagador da importância da inteligência socioemocional, no Brasil. Confira!
1. Entre Pais e Filhos (Haim Ginott)
Esta obra do professor, psicólogo infantil e psicoterapeuta Haim Ginott (EUA, 1922-1973) aborda as relações familiares e os problemas mais comuns enfrentados no dia a dia do núcleo familiar.
Como uma espécie de “guia prático”, traz uma série de sugestões para os pais desenvolverem sua empatia para com as crianças e oferece conselhos baseados nos princípios básicos da comunicação para mudar positivamente a maneira como se dá o diálogo entre os adultos e seus filhos.
2. Inteligência Emocional (Daniel Goleman)
O psicólogo, escritor e jornalista norte-americano Daniel Goleman (EUA, 1946) é cofundador da Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL) — instituição pioneira em discutir estratégias de desenvolvimento da educação socioemocional.
Neste livro, Goleman disserta a respeito da inteligência emocional e como nossas “duas mentes”, a racional e a emocional, se relacionam, sendo que esta última é, não raro, ilógica, impulsiva e poderosa.
O texto explica as relações entre as emoções e a era moderna, a fim de encontrarmos um ponto de equilíbrio entre a razão e a emoção para alcançarmos a harmonia em nossas vidas pessoal e profissional.
3. Por Que Amamos: O que os Mitos e a Filosofia têm a Dizer sobre o Amor (Renato Noguera)
Doutor em filosofia e especialista em culturas afro-indígenas, Renato Noguera (Brasil, 1972) apresenta, nesta obra, como os pensadores de diversas eras, desde a ancestralidade, exploram os diferentes significados do amor. Para isso, debruça-se sobre a mitologia, a filosofia e a literatura.
O objetivo é demonstrar que tais ensinamentos não se contrapõem, e sim se complementam. Afirma ainda que amar não é uma emoção apenas individual, mas também coletiva, e envolve de um único indivíduo até uma comunidade inteira.
4. Inteligência Socioemocional (Augusto Cury)
Um dos principais estudiosos da mente humana, Augusto Cury (Brasil, 1958) é psiquiatra e criador da Teoria da Inteligência Multifocal. Nesta obra, ele aborda a “guerra” que o ser humano está travando com o que chama de “trevas emocionais”.
Seguindo a linha de outras obras, o objetivo de Inteligência Emocional é oferecer ferramentas para que o leitor aprenda a mapear as falhas e amarras de sua mente ― medos, sentimentos de culpa, ansiedade, solidão, estresse, entre outros — que estão impedindo a manutenção da sua saúde mental. Ao reconhecer essas questões e treinar o cérebro para sobrepô-las, a “mente se torna livre, contemplativa e bem resolvida”, diz Cury.
5. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes (Augusto Cury)
Destinada a pais e professores, esta obra se dedica a falar sobre a difícil tarefa de educar no mundo atual. Ressalta a importância de uma educação humanizada, em detrimento de um ensino meramente conteudista e voltado ao consumismo e ao trabalho, a fim de construir indivíduos felizes, saudáveis e sábios, que sejam protagonistas em todas as esferas de suas vidas.
Para tanto, aborda os papéis de pais e professores na educação e oferece ferramentas para expansão dos horizontes da inteligência, valorizando principalmente a formação do pensamento e a educação socioemocional.
Entre os temas fundamentais da obra estão:
hábitos dos pais brilhantes;
hábitos dos professores fascinantes;
pecados capitais dos educadores;
técnicas pedagógicas capazes de revolucionar a educação na sala de aula e em casa.
Por meio desses livros sobre competências socioemocionais, você poderá tirar lições relevantes na arte de educar. Em especial, destacamos a importância do afeto e de desenvolver mecanismos de gestão emocional na comunidade escolar. Esperamos que este material ajude você a envolver mais alunos, pais e professores, com o intuito de fomentar uma educação socioemocional efetiva em sua escola.
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